Ideias de mobiliário para jardins pequenos

Desfrutar de um jardim não deve ser reservado para quem tem um grande espaço. Quer tenha um pequeno jardim ou um terraço, é importante pensar no mobiliário mais adequado para usufruir destes espaços mais limitados.

Ter um jardim pequeno não deve ser razão para não ter um jardim bonito, confortável e funcional. Descubra as melhores ideias para decorar o seu jardim com o melhor mobiliário de jardim, de forma a refletir o seu estilo pessoal e torná-lo no seu agradável cantinho de descanso e bem-estar.

Medir e adaptar o mobiliário ao espaço

O primeiro passo para decorar um jardim pequeno é saber exatamente as medidas do espaço. Pegar numa fita métrica ou verificar a planta da casa pode ajudar na compra de mobiliário para o seu jardim, não correndo o risco de comprar uma mesa ou um conjunto de cadeiras que ocupem demasiado espaço.

Uma boa solução pode ser encomendar mobiliário feito à medida, completamente adaptado e personalizado para se adequar às suas necessidades.

Mobiliário dobrável

Quem não aprecia um espaço para desfrutar de uma refeição ao sol ou para convidar uns amigos para almoçar? Se tem um jardim pequeno, um conjunto de mesa e cadeiras pode tornar-se um problema, já que estas peças acabam por ocupar um espaço considerável.

No entanto, uma mesa e um conjunto de cadeiras dobráveis são muito fáceis de armazenar e de transportar quando não estão a ser utilizadas, tornando-se a solução ideal para as refeições ao ar livre.

Espreguiçadeiras

Nos dias de verão, nada melhor do que aproveitar o seu jardim para relaxar numa espreguiçadeira, ao lado de um livro ou de uma bebida refrescante.

Tal como o conjunto de mobiliário dobrável, também as espreguiçadeiras são ideais por serem facilmente dobráveis, leves e fáceis de transportar. Não requerem praticamente qualquer espaço e são de fácil limpeza e manutenção. Pode optar por uma espreguiçadeira simples ou por uma com algumas características adicionais, como uma pequena mesa incorporada ou um toldo para se proteger do sol.

Vasos verticais

As plantas são essenciais em qualquer espaço, mas são especialmente importantes num jardim. Se o seu espaço de jardinagem é limitado, uma boa opção a considerar são os vasos verticais.

Fáceis de colocar em qualquer parede, estes vasos são uma forma de aproveitar o espaço vertical e poupar espaço no solo, que pode ter de ocupar com outro mobiliário. Estas plantas suspensas são uma opção prática e tornam o espaço exterior mais acolhedor.

Bancos para encostar à parede

Um banco de jardim é uma ótima opção se deseja criar um espacinho para ler ou descontrair, sem ocupar demasiado espaço.

Como pode ser facilmente encostado a um canto do jardim ou mesmo fixado a uma parede, o banco não ocupa espaço no centro do espaço e permite ter uma peça de mobiliário que é prática e combina harmoniosamente com o resto da decoração. Além disso, esta peça de mobiliário pode ser facilmente personalizada com diferentes cores ou estilos, combinando com o seu próprio estilo de decoração.

Toldo retrátil

No verão, a possibilidade de ter espaço à sombra é muito importante e, por vezes, o espaço ocupado por um grande guarda-sol pode ser um problema.

Se o seu jardim estiver próximo de uma parede, uma boa opção pode ser um toldo retrátil, que pode ser recolhido quando não estiver a ser utilizado. Torna-se uma opção muito conveniente para os dias mais quentes.

 

Deixe uma resposta